Vamos conversar sobre pré-natal odontológico? Cuidar da saúde bucal faz parte do rito diário da higiene pessoal, e todos sabem. O que talvez poucos lembrem é da importância em zelar por isso durante a gravidez.
Neste período, a atenção com a saúde bucal da futura mamãe deve ser redobrada – até porque, um descuido pode, inclusive, provocar um parto prematuro ou ocasionar o baixo peso do bebê ao nascer, já que estudos apontam a relação das doenças da gengiva (gengivite e periodontite) e o estresse causado pela dor fatores importante para esses episódios .
A saúde geral do bebê começa a se estabelecer na barriga da mãe. Na gravidez, o organismo da gestante passa por uma grande variação hormonal – o que promove uma série de importantes alterações relacionadas à cavidade bucal. Entre elas, está a facilidade de desenvolvimento de gengivite, a hipossalivação e os enjoos matinais – que dificultam a higiene bucal. Tais alterações podem aumentar a incidência de cárie e desenvolver doença periodontal.
O recomendado é que a gestante realize no mínimo 3 visitas ao dentista, retornando a cada trimestre da gestação para avaliação e tratamento da saúde bucal e orientações para seu bebê sobre higiene bucal, alimentação saudável, amamentação, utensílios como chupetas e mamadeiras.
Gestantes podem e devem realizar tratamentos odontológicos quando o profissional julgar necessário, anestésicos específicos e radiografias nos períodos adequados não irão comprometer a saúde do feto.
Se você está gestante procure um odontopediatra para começar a realizar seu pré-natal odontológico. Este profissional está capacitado para realizar seu pré-natal odontológico. Garanta uma gravidez tranquila para você e para seu bebê.