Mudanças na vida da criança, como a separação dos pais, a chegada de um irmão mais novo e a mudança de escola podem desencadear alterações de comportamento. Talvez seja hora de procurar a ajuda de um profissional.
O acompanhamento de um psicólogo infantil colabora para que as crianças consigam lidar melhor com seus sentimentos, seja raiva, medo, ciúme, insegurança ou ansiedade. Pode acontecer de a criança mudar exageradamente seu modo de se comportar, sem que isso necessariamente signifique um problema. No entanto, por vezes, essas mudanças podem prejudicar a saúde ou os relacionamentos do pequeno, gerando sofrimento a ele.
Essas alterações no comportamento, normalmente, ocorrem no sono; na alimentação ou na escola. A agressividade exagerada, quando não resolvida por conversas em família, pode ser um sinal de que o pequeno não está lidando bem com algum sentimento ou situação, sendo indicado procurar ajuda profissional.
A decisão
É importante pensar em procurar por ajuda sempre que o seu filho demonstrar padrões de comportamentos diferentes, principalmente quando isso acontecer de maneira persistente. Por isso, não é apenas uma única situação que vai influenciar em sua decisão, mas um conjunto de comportamentos que o seu filho vem apresentando, de maneira constante.
Alguns comportamentos que podem acender a luz da preocupação e servir de alerta para buscar um profissional são: falta de adaptação, problemas de alimentação, problemas escolares, fobia, problemas com sono, ansiedade, isolamento, agressão e fúria, dificuldade de expressão, comportamento opositor (desafio a figura da autoridade), enurese noturna, luto, autismo, mentiras e casos de furto.